5 práticas para o bom atendimento em seu laboratório

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  • 4 de agosto de 2016
Mulher sorrindo com uma senhora em atendimento

Sabemos que em qualquer setor, um bom atendimento é essencial, afinal, ele é o cartão de visitas da empresa e quando não realizado de forma profissional, podem ocorrer diversos transtornos. Em um laboratório de análises clínicas não é diferente.

O atendimento começa na recepção. Alguns fatores externos já trazem uma carga de responsabilidade maior à recepcionista, o que muito se relaciona com o estado emocional do paciente, pois, a realização de um exame, muitas vezes se dá para a investigação de uma possível doença por exemplo. A demora no atendimento também pode gerar transtornos, visto que, na maioria dos casos, o paciente se encontra em jejum para a realização de um exame de sangue. A ansiedade nestes casos é inevitável. Desta forma, quanto mais ágil e qualificado o atendimento, maior as chances de fidelizar o paciente e melhorar a credibilidade do laboratório.  

Listamos 5 práticas essenciais para que o seu laboratório possa realizar um atendimento impecável.

Estas práticas devem estender-se desde a recepção até o momento em que o paciente deixa o laboratório.

1- Realize um tratamento mais humanizado com os pacientes

Seja educado e cordial. Deseje um bom dia, apresente-se, chame o paciente pelo nome. Estes são fatores muito importantes que devem ser observados, pois, por todos os motivos citados acima, tudo o que ele deseja é se sentir o mais confortável possível. Antes de solicitar a guia de exames ou a carteirinha do plano de saúde, gaste 1 minuto do atendimento para dar atenção ao paciente, com certeza isso fará toda a diferença. Pergunte se ele está se sentindo bem, por qual motivo está fazendo exames, se realizou os procedimentos necessários. Mas vale ressaltar, que essas perguntas devem ser feitas da forma mais natural possível, para que o paciente não se sinta coagido. Olhe nos olhos dele e sorria. Isso fará com que ele se sinta mais a vontade e fique mais tranquilo durante sua estadia no laboratório.

2- Mantenha o ambiente limpo e organizado

Um ambiente sujo e bagunçado, trazem insegurança para o paciente, pois demonstram falta de credibilidade. Organize seus instrumentos de trabalho em gavetas ou armários e mantenha exposto somente o que for necessário. Procure manter o ambiente sempre limpo e cuide também da sua higiene pessoal, pois o laboratório está sob risco de contaminação então, todo o cuidado é pouco.

3- Evite conversas paralelas

O paciente precisa sentir que toda a atenção está voltada para ele. Além disso um pequeno descuido pode causar um grande transtorno, como pegar uma veia errada durante a coleta de sangue ou mesmo deixar cair um material esterilizado, descartando assim o seu uso.

4- Esteja atendo às reações do paciente

Durante o procedimento podem ocorrer reações adversas tais como, náuseas, tonturas entre outras. Lembre-se sempre de perguntar se o paciente está se sentindo bem e se coloque a disposição caso ele precise de ajuda.

5- Seja ágil

Qualquer pessoa que necessite de um atendimento, deseja que ele seja feito de forma ágil e eficaz. Portanto, atente-se ao tempo em que o paciente se encontra no laboratório e procure realizar as tarefas com atenção e rapidez. Ter um software de qualidade para automatizar estas tarefas é com certeza um grande auxiliador na otimização do tempo e no ganho de produtividade.

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Cuide bem de seus pacientes, afinal, eles é que fazem o sucesso do seu laboratório.
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