Espera nas consultas médicas X qualidade do atendimento

  • 0
  • 7 de novembro de 2016
tempo-de-espera-nas-consultas-medicas

Inúmeras vezes nos deparamos com a dificuldade de marcar uma consulta médica. As vezes é muito comum que um paciente precise de um atendimento mais urgente e a secretária o encaixe entre um atendimento e outro. O resultado disso é a superlotação no consultório, pessoas impacientes e um aumento significativo do tempo de espera nas consultas médicas.

Já é de se imaginar que quando um paciente procura um médico, pode ser uma consulta de rotina, mas, na maioria dos casos, é para investigar algo em sua saúde que não anda bem, o que traz uma carga de preocupação maior e por si só já gera impaciência. A longa espera pela consulta, faz com que o paciente se sinta desrespeitado, e consequentemente, dê más referências do consultório e do médico.

Embora o tempo de espera nas consultas médicas seja apenas um dos fatores que influenciam na qualidade do atendimento, é primordial que se dê total atenção para este aspecto, já que é na recepção que o atendimento começa. Quanto maior é o tempo de espera, menor é a satisfação do paciente e menor é sua intenção de voltar no mesmo médico.

Sem contar que, com um consultório cheio, a consulta em si se torna improdutiva, já que o médico precisa agilizar o processo e atender outros  pacientes.

Sendo assim, um meta importante para trazer qualidade ao atendimento e a satisfação dos pacientes, é reduzir o tempo de espera nas consultas médicas.

Como reduzir o tempo de espera nas consultas médicas?

O grande desafio é: atender o maior número de pacientes dentro de um espaço de tempo adequado para que todas consultas sejam realizadas com qualidade e nenhum paciente saia insatisfeito.

A princípio, isso pode parecer complicado, mas não é nenhuma tarefa impossível. Algumas práticas imprescindíveis podem fazer uma grande diferença.

  1. Ofereça um ambiente confortável para que o paciente se sinta à vontade enquanto aguarda a consulta. Revistas de entretenimento, música ambiente, uma TV e um ambiente com café e biscoitos, ajudam a tornar a espera um pouco mais agradável.
  1. Faça um planejamento das consultas diárias, tentando delimitar um tempo limite para o atendimento e estabelecendo um intervalo mínimo entre elas. Estudar antecipadamente os casos de cada paciente, também ajuda a fluir melhor a consulta.
  1. Evite o “encaixe” entre uma consulta e outra. Por mais que se queira aumentar a produtividade, é melhor atender menos e melhor.
  1. A recepcionista, ao utilizar o telefone, precisa ser o mais objetiva possível, para evitar longas conversas e assim voltar o foco para o atendimento presencial.
  1. E por fim, ter um software para gestão do consultório é um grande auxiliador na redução do tempo de espera nas consultas médicas, já que é possível automatizar o máximo de tarefas possíveis otimizando o tempo de execução.

Leia também: 5 vantagens de adquirir um Software para Consultórios médicos.

Com essas dicas simples é possível reduzir consideravelmente o tempo de atendimento em seu consultório e consequentemente, melhorar o seu atendimento e garantir a satisfação dos seus pacientes.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você