Você realiza backup dos seus dados? Saiba quais são os riscos

  • 0
  • 18 de abril de 2016
importância de fazer backup

Se você utiliza um sistema de gerenciamento para sua clínica ou laboratório, certamente possui muitos pacientes cadastrados e com eles todo o histórico de consultas e exames e seus dados pessoais, correto?

Pois bem, todas as informações registradas no sistema são armazenadas em um banco de dados, no caso dos nossos sistemas utilizamos o Microsoft SQL Server para o Autolac e o Firebird para o ACD. Embora nossos sistemas garantam a segurança dos dados, podem acontecer acidentes que fogem ao nosso controle e responsabilidade.

Existem vários tipos de falhas que podem comprometer a integridade dos dados, tanto do ponto de vista de software como de hardware (equipamentos). Veja alguns exemplos abaixo:

  • Vírus;
  • Quedas de energia;
  • Falhas nos componentes eletrônicos dos computadores;
  • Mal funcionamento do sistema operacional (problemas de atualização, corrompimento de arquivos, etc.);
  • Catástrofes naturais (enchentes, incêndios, dentre outros);
  • Extravio ou roubo;
  • Apagamento acidental de informações.

O que fazer quando qualquer um dos problemas relatados acontecer? É aí que entra o backup. O termo backup significa cópia de segurança. Ele irá garantir que consigamos restabelecer o funcionamento dos sistemas em caso de falha. Como estamos falando de segurança, o backup é um dos procedimentos mais importantes a serem realizados e deve ser seguido com rigor.

Como realizar o backup?

A Lifesys fornece ferramentas que executam e armazenam automaticamente as cópias de segurança, é possível definir horários específicos do dia para que sejam efetuadas. Desta forma, o usuário não precisa se preocupar em realizar o processo manualmente, economiza  tempo, que pode ser utilizado em outras tarefas de sua rotina, também de igual importância.

Onde armazenar?

Como boa prática, o backup deve ser guardado “offsite”, ou seja, em um local que não o principal onde seu local de trabalho se encontra. Desta forma é possível prevenir que os dados não se percam no caso de uma catástrofe acontecer. As cópias de segurança podem ser transferidas para mídias externas (hds, pen drives, dvds, etc.) ou em serviços de armazenamento na internet, que comumente chamamos de “nuvem”. Existem diversos serviços que oferecem gratuitamente quantidades significativas de espaço na nuvem, como por exemplo o Dropbox, Google Drive, One Drive, iCloud, dentre outros. A vantagem deste serviço é que podemos acessar os arquivos de qualquer lugar e baixá-los para restabelecer o serviço de forma rápida e segura.

Tendo em vista os aspectos citados neste artigos, entende-se que que o backup é um item de segurança que deve ser observado com atenção. Recomendamos também que se realize testes periódicos nos backups gravados para saber se os mesmos estão funcionando corretamente, pois ele é a garantia de continuidade do seu negócio.

Ainda não conhece as ferramentas de backup que a LifeSys oferece? Entre em contato com nosso Suporte pelo telefone (37) 2102-5532 ou através do nosso Chat Online e saiba como configurá-las.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você